OBRIGADO PELA SUA VISITA VOLTE SEMPRE!!

domingo, 31 de julho de 2011

Iberê comenta os sete meses de Rosalba e admite concorrer em 2014 a deputado federal

239
O ex-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) concedeu entrevista a’O Poti deste domingo (31), onde avalia os sete primeiros meses da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e comenta vários assuntos sobre seu Governo. O ex-governador se mostra magoado com as críticas que recebeu da governadora-adversária. CLIQUE AQUI e acompanhe na íntegra.
Na entrevista, Iberê fala das ações do seu governo que tiveram continuidade, durante a atual administração Rosalba... As polêmicas da transição e a posição do PSB na Assembleia Legislativa, que perdeu na semana passada o deputado Gustavo Carvalho. Um dos mais fies aliados de Iberê, Gustavo assinou a ficha do PSD do vice-governador Robinson Faria.  
Iberê também fala sobre política e admite que em 2014 concorrerá a Câmara dos Deputados. “Em 2012 não. Eu graças a Deus, vou muito bem de saúde. Mas esses dois primeiros anos (após descoberta da doença), estou sendo acompanhado. Em 2012, não serei candidato a nada, mas estarei presente nas campanhas onde for solicitado, dos amigos que me ajudaram, que foram corretos comigo. Quanto a 2014, é outra eleição. Poderei ser candidato a deputado federal. Mas não tenho nenhuma ansiedade. Minha vida foi trabalhando pelo estado. Não tenho frustração. Repetiria tudo novamente. Evidente que, se a população achar que devo disputar a vaga, irei”, disse.

 Fonte:
Blog Marcos Dantas
http://www.marcosdantas.com/blog/ibere-comenta-os-sete-meses-de-rosalba-e-admite-concorrer-em-2014-a-deputado-federal

O que são hepatites virais

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.
A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (não possuindo potencial para formas crônicas). Isto quer dizer que, após uma hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo. Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas, quanto crônicas de infecção, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses. As hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional de saúde. Esse registro é importante para mapear os casos de hepatites no país e ajuda a traçar diretrizes de políticas públicas no setor.

Para quem é a vacina

Atualmente, o Sistema Único de Saúde disponibiliza gratuitamente vacina contra a hepatite B, em qualquer posto de saúde. Mas, é necessário:
•  Ter até 24 anos, 11 meses e 29 dias - essa faixa será ampliada para até 29 anos, em 2012;
• Pertencer ao grupo de maior vulnerabilidade (independentemente da idade) - gestantes, trabalhadores da saúde, bombeiros, policiais, manicures, populações indígenas, doadores de sangue, gays, lésbicas, travestis e transexuais, profissionais do sexo, usuários de drogas, portadores de DST.
A imunização só é efetiva quando se toma as três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.

Alex Moacir aposta na força da "marca" PMDB para 2012

Publicado no Dia 30/07/2011 no Jornal Correio da Tarde.
Por:
Fabiano Souza
Raul Pereira
Alex Moacir de Souza Pinheiro é formado em Administração, casado, pai de dois filhos e militante político desde a campanha política de 1994.

Filiado ao PMDB desde o ano 2000, ele foi secretário particular da prefeita Fafá (DEM) nas campanhas de 2000, 2004 e 2008.
Bem articulado e um dos secretários mais atuantes nos últimos anos, Alex já ocupou diversos cargos administrativos, antes de desenvolver seu trabalho a frente da secretaria municipal de urbanismo.

Alex foi assessor parlamentar da Assembléia Legislativa, foi coordenador regional da Secretaria de Assuntos de Governo e diretor administrativo da Secretaria de Serviços Públicos da prefeitura de Mossoró.

O secretário surge como um novo nome no cenário político municipal pelo bom trabalho que vem desenvolvendo à frente da Secretaria de Serviços Urbanos, da qual é titular.

Diante de toda evidência que ele conseguiu no cenário político local, a direção municipal do PMDB, já apresentou o seu nome para o ministro Garibaldi Alves, um dos líderes do PMDB no Estado, e também ao presidente estadual da sigla deputado Henrique Alves, como principal nome que surge na legenda como pré-candidato a prefeito de Mossoró nas próximas eleições. Nesta entrevista ao CORREIO DA TARDE, Alex fala sobre o que o levou a ingressar na vida pública, sua indicação como pré-candidato a prefeito de Mossoró e a condução do processo de escolha do nome que vai representar o sistema governista nas próximas eleições. O secretário fala ainda sobre o projeto do PMDB para as eleições de 2012, e seus projetos políticos para os próximos anos.


A que você atribui a indicação do seu nome como prefeitável do governismo para 2012?

Creio que o meu nome surgiu fruto do trabalho que venho desenvolvendo ao longo desses sete anos como Secretário dos Serviços Urbanos. A população tem conhecimento do meu trabalho, seja na área da limpeza urbana, onde ampliamos a oferta da coleta de lixo para 100% da área urbana, projetamos e implantamos o aterro sanitário da cidade, implantamos a coleta seletiva, elevamos a qualidade de todos os serviços correlatos à limpeza urbana e isso é constatado através de dados estatísticos que temos conhecimento, e mais recentemente com o trânsito, onde como secretário municipalizamos o nosso trânsito e a população começa a ver resultados, como a ampliação e modernização da rede semafórica, que está chegando a todos os bairros , não só ao centro da cidade, a implantação da faixa rápida, que visa melhorar o fluxo de veículos e dar mais segurança em vias de grande movimentação, com a retirada dos alternativos do centro da cidade e em breve com a implantação do estacionamento rotativo.Lógico que tudo isso não fiz sozinho, tive o apoio da Prefeita Fafá e de uma valorosa equipe de auxiliares.

O que existe de concreto com relação a uma candidatura de Alex Moacir para 2012? O fato de ter recebido apoio do ministro Garibaldi Filho e do presidente estadual do PMDB Henrique Alves o dão maior segurança dentro do partido para enfrentar uma eleição para prefeito?

O PMDB é o maior partido do Brasil, e será também o maior em Mossoró. O apoio do ministro Garibaldi, do nosso deputado Henrique e da presidente Izabel Montenegro, a nossa postulação fortalece sim o meu projeto de ser candidato a prefeito de Mossoró, estamos trabalhando com a possibilidade real de disputar a prefeitura em 2012.

Embora afirme que está a disposição do partido, qual será a sua estratégia para construir sua candidatura a prefeito dentro do PMDB?

Tenho conversado bastante com a nossa presidente Izabel Montenegro e com a nossa militância sobre o projeto do PMDB para 2012 e todos concordam que esse é o momento do PMDB. Estamos conversando com vários companheiros que estão interessados em se candidatarem a vereador e a aceitação a esse projeto é excelente, junto a isso iremos apresentar nosso projeto a todas as agremiações partidárias, estamos abertos ao diálogo com todos os partidos

O fato de haver dentro do agrupamento político outros nomes até mesmo dentro do PMDB e também em outras legendas que fazem parte do como o da vereadora, Cláudia Regina e a vice-prefeita Ruth Ciarline e o secretário de Cidadania Francisco Carlos e o vereador Chico da Prefeitura pode, de alguma forma, demonstrar essa aliança com DEM e os demais partidos?

Existe uma unidade de pensamento entre todos os pré-candidatos, não existe disputa e sim harmonia, não creio em divisão, acredito na união e também na condução da sucessão a quatro mãos, pela Governadora Rosalba e a Prefeita Fafá.

Como você avalia esses nomes de pré-candidatos dentro do agrupamento político?

Todos têm muito serviço prestado a nossa cidade: a vice-prefeita Ruth, já demonstrou competência como deputada e tem sido uma grande vice-prefeita, o vereador Chico com 6 mandatos é um grande vereador, Cláudia Regina que tem uma atuação muito forte na área social e desempenha com competência o mandato de vereadora, enfim o grupo governista tem grandes quadros.

A forma como vêm sendo conduzidas as discussões em torno do nome do candidato para sucessão da prefeita Fafá, você acha que existe a possibilidade de receber apoio do DEM e outras legendas ligadas a oposição?

Os dois maiores partidos da nossa coligação, DEM e PMDB, falam em lançar candidatos próprios e isso é legítimo, sou da tese que time que não entra em campo, não cria torcida. Agora dentro das conversas e do diálogo entre os partidos será analisado aquele candidato que tiver melhor avaliado para poder assim receber o apoio do grupo, sendo o nome do PMDB o que estiver melhor avaliado esperamos receber o apoio dos demais partidos da coligação, como se for o inverso agiremos da mesma forma.

Caso seu nome seja excluído da formação da chapa majoritária do grupo, você aceitaria apoiar um candidato de outro partido? Ou dentro do projeto do PMDB para 2012 essa possibilidade estaria descartada?

Dentro do projeto de nosso partido para 2012 está a formação de uma chapa forte para Câmara Municipal, como também participar da chapa majoritária disputando a prefeitura.

Pelo que você tem ouvido das lideranças estaduais do PMDB, existe hoje a real possibilidade do PMDB buscar composição com grupos políticos ligados a oposição liderado para o pleito de 2012? Se existe em que circunstancias isso poderia ocorrer?

Já existe hoje uma aliança como DEM tanto a nível municipal, como estadual, e há uma tendência muito forte para que essa aliança permaneça para 2012.

O que o secretário Alex Moacir com sua experiência administrativa poderia fazer como prefeito de Mossoró para que a gestão municipal pudesse avançar ainda mais?

O modelo administrativo adotado pela então prefeita Rosalba e continuado pela prefeita Fafá vem mostrando resultado positivo ao longo de todos esses anos. Eu quero promover ações que impulsionem mais ainda esse desenvolvimento, avançar no turismo de eventos fortalecendo cada vez mais o Mossoró Cidade Junina, evento já consolidado como maior do Rio Grande do Norte, continuar avançando nos investimentos no nosso sistema viário, no trânsito e no sistema de transporte coletivo, lutar pela consolidação do nosso aeroporto, Mossoró como uma cidade polo necessita de um aeroporto funcionando efetivamente, apoiar sobremaneira o nosso esporte amador, e investir nas ações sociais, não esquecendo da busca incessante pela melhoria do ensino público e de uma saúde cada vez melhor.

Caso não se firme sua candidatura a prefeito em 2012, quais seriam seus projetos políticos para o próximo ano? Esses projetos incluem a possibilidade de uma candidatura a vereador?

Meu projeto para 2012 passa necessariamente pelo fortalecimento do meu partido, posso trabalhar para fortalecer o PMDB como candidato ou não, no caso de candidatura a vereador essa possibilidade inexiste, vou trabalhar e apoiar os nomes dos candidatos a vereador do PMDB.

Larissa Rosado disputará a prefeitura de Mossoró

 

Em entrevista publicada neste domingo no jornal Tribuna do Norte, a ex-governadora e presidente estadual do PSB Wilma de Faria confirmou que a deputada estadual Larissa Rosado será candidata a prefeita de Mossoró.
“Ela será candidata. Já discutimos isso várias vezes e está confirmada”, destacou. Caso vença o pleito de 2012, a vaga no Legislativo estadual ficará com o filho de Wilma de Faria, o advogado Lauro Maia. 
 
Publicado no Blog Robson Pires, na categoria Notas às 07:00  deste Domingo

Primeiro evento da Copa no Brasil para o mundo expõe oportunidades turísticas do RN


Por Assecom-RN
 
A governadora do RN, Rosalba Ciarlini, participou da cerimônia de sorteio dos países que irão disputar uma das 31 vagas disponíveis (uma já é do Brasil, por ser a sede do mundial) na Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, que aconteceu neste sábado (30) na Marina da Glória no Rio de Janeiro.

Rosalba Ciarlini foi uma das primeiras chefes de Estado a chegar ao evento e participou da exposição das cidades sedes nos standes, onde conversou com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes; com a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki; dirigentes da CBF, governadores de outros estados brasileiros, representantes da FIFA e das cidades sede da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

O Rio de Janeiro se vestiu, literalmente, de Copa do Mundo. Foi o início de um mega evento que tem muito a oferecer ao país. No estande montado pelo Governo do Estado e Prefeitura Municipal do Natal, com o COL-FIFA, folders e brindes foram colocados a disposição dos visitantes, em sua maioria jornalistas, chefes de delegações dos estados e autoridades nacionais.

 "O RN figura no seleto grupo dos estados brasileiros que tem cidade-sede para um dos eventos mundiais mais importantes do esporte, que é a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Estamos nos preparando para realizar o maior evento do futebol que existe e tiraremos dessa experiência oportunidades para a melhoria da qualidade de vida dos potiguares", afirmou a governadora Rosalba Ciarlini.

A governadora Rosalba Ciarlini consolidou junto à presidenta Dilma Rousseff e demais autoridades presentes a parceria do Governo do RN com a prefeitura do Natal para fazer com que a capital do Rio Grande do Norte seja uma das sede destaque da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Para mais informações sobre a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 acesse o portal da FIFA através do site www.fifa.com

RN mostra estande em evento da Copa do Mundo da FIFA 2014 no Rio de Janeiro


Por Assecom-RN
 
Em dia com cronogramas de obras, documentações e protocolos para financiamentos já firmados, o Rio Grande do Norte apresentou no primeiro evento oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014, realizado na manhã desta sexta-feira (29), na Marina da Glória (RJ), suas potencialidades com materiais expostos no estande montado pelo Governo do RN e Prefeitura de Natal.

A exibição de estandes das 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 está dentro da programação promocional do evento. Aberto para jornalistas credenciados de vários países, o estande apresentou as potencialidades do estado e da cidade a serem mostradas aos futuros expectadores da Copa do Mundo FIFA 2014.

Para Demétrio Torres (Secopa), o Rio Grande do Norte sai na frente. "Além das belezas da nossa cidade e hospitalidade das pessoas, estamos consolidados no evento, em dia com todos os cronogramas, e aliado a isso Natal conta também com uma rede hoteleira com 30 mil leitos, uma das maiores", afirmou.

Além do secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa 2014, representaram o RN no evento o secretário da Secopa Natal, Rodrigo Cintra e os secretários de Comunicação do município e do estado, Jean Valério e Alexandre Mulatinho, respectivamente. Houve, ainda, uma entrevista coletiva com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, e o presidente da CBF e COL-FIFA, Ricardo Teixeira.

Dentro da programação do evento acontecerá neste sábado (30) o sorteio preliminar das eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA 2014.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Governo lança plano no Nordeste para atacar pobreza extrema

25/07/2011


Governo lança plano no Nordeste para atacar pobreza extrema O governador de Alagoas, Teotônio Vilela, a presidenta Dilma, a ministra Tereza Campello, do MDS, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha Ana Nascimento/MDS

O Brasil Sem Miséria chega com força ao Nordeste. De uma só vez, a presidenta Dilma Rousseff anuncia, nesta segunda-feira (25) em Arapiraca (AL), o começo de uma série de ações que visam a retirar 9,6 milhões de nordestinos da extrema pobreza. De cada dez pessoas extremamente pobres do Brasil, seis estão no Nordeste.
O compromisso da presidenta Dilma de acabar com a miséria será reforçado pela adesão dos estados nordestinos. Os governadores de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe assinam, no evento, Termo de Compromisso para a implementação do Brasil Sem Miséria no Nordeste. “Não descansaremos enquanto não conseguirmos fazer com que o povo do Nordeste, a população mais sofrida do Nordeste, tenha uma perspectiva, um horizonte de oportunidade e possa de fato sair da situação ainda de miséria em que se encontra. Isso vale para todo o Brasil, mas vale sobretudo aqui para o Nordeste”, afirmou a presidenta.
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, destacou a importância desta iniciativa. “Estamos lançando importantes ações do Governo Federal no Nordeste e nos reunindo com os nove governadores da região para organizar a forma de trabalhar juntos para superar a extrema pobreza. Aqui, nós temos 60% dos 16 milhões de brasileiros extremamente pobres, por isso, é nossa prioridade enfrentar esta situação”.
Por outro lado, a ministra reconhece os avanços já conseguidos pelo Governo Federal. “O Nordeste é uma das regiões que mais cresce, de forma sustentável, onde se gera mais emprego e onde mais se reduz as desigualdades. O Brasil Sem Miséria, agora com a ajuda também da iniciativa privada, vai conseguir atuar, ajudando essa população extremamente pobre a se encontrar com o Nordeste que se desenvolve e que cresce.“
Nesta primeira etapa, as ações visam garantir o acesso à água na zona rural do semiárido, aumentar a produção da agricultura familiar, por meio da distribuição de sementes, assistência técnica e de acordos para a compra de produtos do campo pelo governo e por redes de supermercados, além de ampliar a oferta de serviços de saúde
A área rural é uma das prioridades do Brasil Sem Miséria. No campo, estão 47% dos 16,2 milhões de brasileiros extremamente pobres. O Nordeste concentra 66,5% da população rural brasileira em situação de extrema pobreza com mais de cinco milhões de agricultores.

Compras públicas e privadas garantem renda para agricultores pobres
Numa parceria inédita do governo com a iniciativa privada, os supermercados passarão a comprar a produção de agricultores familiares extremamente pobres. As primeiras aquisições serão de farinha de Alagoas, laranja de Sergipe e de geleias e doces produzidos na Bahia. A iniciativa é fruto do acordo assinado com a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) no lançamento do Brasil Sem Miséria, no último dia 2 de junho. Já o governo federal, além desses produtos, também vai adquirir leite produzido por 5,6 mil agricultores familiares de Alagoas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A compra da produção é uma das estratégias do Brasil Sem Miséria para elevar a renda dos agricultores extremamente pobres do Nordeste.
O gerente de negócios da Cooperativa Agropecuária de Campo Grande de Arapiraca, Eloísio Junior, festeja a comercialização da farinha de mandioca produzida pelos 200 agricultores. “O contrato é de 12 meses, com 12 toneladas por semana. É trabalho garantido, mercado garantido e pagamento e remuneração justa, porque temos a garantia do governo de pagar no mínimo R$ 0,88 pelo quilo de farinha. Com essa articulação do Plano Brasil Sem Miséria, o MDS abriu portas pra gente entrar com nossos produtos nos supermercados, as mudanças começaram”, ressaltou.

Sementes e assistência técnica para milhares de famílias da região Nordeste
Em Arapiraca, o governo lança a segunda etapa para a contratação de técnicos rurais. As duas primeiras chamadas de assistência técnica e extensão rural vão atender 25 mil famílias de agricultores extremamente pobres do Nordeste, em 255 municípios, com investimentos iniciais de R$ 29,4 milhões. Além de orientação técnica, essas famílias receberão sementes produzidas pela Embrapa. Até o fim de 2012, serão atendidas 115 mil famílias com a distribuição de sementes de milho, feijão e hortaliças. As iniciativas visam ampliar a capacidade de produção das famílias de agricultores extremamente pobres.

Água para Todos inicia construção de 367 mil cisternas em 2011
Também em Arapiraca, a presidenta Dilma lança o programa Água para Todos que integra o Brasil Sem Miséria. A ação vai levar água às famílias extremamente pobres que vivem em áreas rurais no semiárido. Com investimentos que somam R$ 756 milhões, o governo federal inicia esse ano a construção de 367 mil cisternas, das quais 140 mil já estão contratadas. O número é quase metade da meta do Brasil Sem Miséria de construir 750 mil cisternas para consumo humano até 2012. Outras 600 mil cisternas para produção de alimentos e criação de animais estão previstas até o fim do governo.

Brasil Sem Miséria garante serviços de saúde à população extremamente pobre
O governo federal está ampliando e melhorando a assistência à população nordestina por meio de serviços básicos de saúde. Dentro do programa Brasil Sem Miséria será priorizada a construção de 638 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em 446 municípios. Também serão ofertadas quase dois milhões de consultas oftalmológicas e mais de 800 mil óculos para estudantes. Outra medida é a instalação de 45 centros de especialidades odontológicas e 91 unidades móveis odontológicas, que vão garantir o fornecimento de 476 mil próteses dentárias. Os investimentos somam cerca de R$ 700 milhões.
Ascom/MDS
(61) 3433.1021


Plano Brasil sem Miséria
Em seu primeiro discurso como presidenta eleita, Dilma Rousseff colocou entre as principais metas de governo a erradicação da pobreza.  Para colocar em prática ações que promovam a inclusão social de brasileiros que vivem em situação de pobreza, o Governo Federal lança no dia 2 de junho o Plano Brasil sem Miséria.  Serão beneficiados 16,2 milhões de brasileiros que possuem renda de até R$ 70 por mês.
Cidadãos que trabalham no campo e na cidade serão contemplados pelo programa, que está baseado em três eixos principais: transferência de renda, inclusão social/produtiva e acesso aos serviços públicos. Na área rural, o objetivo central é dar condições aos agricultores de aumentar a produção. Nas cidades, os esforços serão voltados para qualificar a mão de obra e identificar oportunidades de emprego para os mais pobres. Paralelamente, o programa vai garantir acesso à água, luz, saúde, educação, segurança e moradia.
O plano, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), vai complementar políticas já implementadas, que retiraram 28 milhões de brasileiros da pobreza nos últimos oito anos. Entre elas o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Luz para Todos. O objetivo é ampliar e integrar os programas de inserção social e envolver todos os setores da sociedade no projeto. 
Para definir as diretrizes do plano Brasil sem Miséria, foram realizadas consultas à população e entidades ligadas a movimentos sociais, entidades patronais, organizações não-governamentais a lideranças religiosas. 
O Cadastro Único dos Programas Sociais será o instrumento de planejamento das ações do plano Brasil sem Miséria. Utilizada por mais de 2 mil prefeituras, a ferramenta reúne informações sobre os brasileiros que vivem abaixo da linha de pobreza.
Números da miséria no Brasil (IBGE - 2010)
População: 16,257 milhões (8,5% da população brasileira)
Renda per capita mensal: até R$ 70
Região com maior predominância: Nordeste: 9,61 milhões sendo a maioria no campo (56,4%)
População urbana abaixo da linha da pobreza extrema: 8,67 milhões, sendo que 52,6% vivem no Nordeste e 24,7%  no Sudeste
População rural abaixo da linha da pobreza extrema: 7,59 milhões, com maior concentração na região Norte (35,7%) e Nordeste (35,4%).

Programa debate por que consumidores brasileiros pagam mais





O consumidor brasileiro paga mais caro do que consumidores da Europa, Estados Unidos e até dos vizinhos do Mercosul. Enquanto a indústria reclama do “Custo Brasil”, como é conhecido o volume da carga tributária brasileira, pesquisas revelam a existência do “Lucro Brasil”, ou seja, as empresas faturam mais aqui do que em outros países, graças à falta de concorrência e de consumidores mais exigentes. O levantamento revelou que o Gol Imotion com airbag e freios ABS custa no Chile R$29 mil, mas no Brasil o mesmo carro é vendido a R$46 mil; já o Hyundai ix35 é vendido na Argentina com o nome de Novo Tucson 2011 por R$ 56 mil, enquanto o consumidor brasileiro paga R$ 88 mil pelo mesmo veículo. O “Lucro Brasil” não para aí, o BigMac custa R$ 14 por aqui , enquanto nos Estados Unidos vale U$ 3,6, isto é, aproximadamente R$ 8. Isso sem falar dos produtos de beleza ou da moda, como calças jeans de marcas conhecidas e bolsas francesas. A indústria põe a culpa nos encargos sociais e na carga tributária, mas mesmo tirando os impostos, os produtos são mais caros para os brasileiros. Por quê? O consumidor não exige qualidade e preços bons? A culpa é mesmo dos impostos ou falta um política mais severa em defesa do consumidor?

Essas questões serão debatidas no Participação Popular desta semana.
Mande sua pergunta pelo 0800- 619619, pelo e-mail participacaopopular@camara.gov.br ou pelo twitter www.twitter.com/participacaopop .