OBRIGADO PELA SUA VISITA VOLTE SEMPRE!!

terça-feira, 8 de junho de 2010

UOL “QUASE” ESQUECE AS FESTAS JUNINAS DE MOSSORÓ. ( há um dedo sujo neste meio)


 O portal Uol publicou uma extensa matéria sobre as festas juninas no Nordeste. Quanto ao Rio Grande do Norte, a matéria enfoca o São João de Assu, com suas tradições religiosas. Ao final do parágrafo dedica NOVE palavras aos festejos de Mossoró.
Há um dedo sujo neste meio, não sei ainda o culpado de querer destruir o terceiro maior são joão do nordeste. doa a quem doer, mas é verdade... MOSSORÓ CIDADE JUNINA é o melhor, é muito mais do que a impressa nacional imagina por exemp. ( uol)...  temos mais de 30 projetos espalhados por todo cidade junina !
é só conferir pelo nosso site:
http://www.mossorocidadejunina.com.br/
MATERIA DA UOL
Junho é tempo de festa em todo o Nordeste – Anarriê, anavantu, puxa o fole sanfoneiro!! Assim os nordestinos se comunicam nas quadrilhas juninas durante as comemorações em homenagem a São João nos nove estados da região, no mês de junho. Os três santos católicos (Antonio, João e Pedro) são reverenciados de forma fervorosa do primeiro ao último dia do mês da Bahia ao Maranhão.
As festas juninas são do chamego, do aconchego, do xodó, da sanfona, do triângulo, da zabumba e de mil outras expressões que só são ouvidas no nordeste. É como se fosse um Natal fora de época, onde as pessoas compram roupas, calçados, perfumes e deixam suas cidades com destino ao interior dos estados em busca de alegria e descontração.
Assim, surgem rivalidades saudáveis como a de Caruaru e Campina Grande que disputam o simbólico título de maior São João do mundo. Cada uma possui programações com mais de trinta dias de festa.
Caruaru se declara a capital do forró e possui um belo espetáculo que une o tradicional ao moderno com as apresentações dos fogueteiros, bacamarteiros e forrozeiros do passado e da atualidade. Campina Grande tem o trem do forró e o casamento coletivo realizado em pleno dia dos namorados.
Aliás, o título de maior São João do mundo é reivindicado por todos os nordestinos.
Na Bahia, os moradores da terra garantem que há festa nos 417 municípios. No entanto, alguns festejos se destacam. Amargosa, Cruz das Almas, Senhor do Bonfim e Salvador, bem como em alguns municípios de regiões como o Recôncavo, a Chapada Diamantina e o Litoral têm festa, principalmente na semana do dia 24 de junho.
As prefeituras das cidades que fazem grandes festas garantem um retorno de R$ 20 milhões para cada R$ 1 milhão investido.
Em Sergipe, não é diferente com o Forrocaju e o Arraiá do Povo, ambos realizados na capital. Os eventos garantem quase um mês de animação ao som da sanfona, do triângulo e da zabumba. Cidades como Estância e Areia Branca também arrebentam com a boca do balão e têm festas de fazer inveja às cidades de grande porte.
No Rio Grande do Norte, a cidade de Assu alia as comemorações religiosas com as batidas do forró. O ponto alto da festa ocorre na Praça São João Batista com direito a shows musicais, procissões e apresentações de quadrilhas. Mossoró também tem festa com forró até o dia clarear.
De todos os estados nordestinos, os festejos juninos mais diferentes são, sem dúvida, os realizados no Maranhão. Lá, os eventos se concentram no centro e na periferia de São Luís, onde o forró dá espaço ao Bumba-meu-Boi. Personagens como o próprio boi, o dono da fazenda, o vaqueiro, os caboclos e os escravos ganham vida nas ruas da cidade, principalmente entre os dias 23 e 26 de junho.
OBS. Para ver no original (clique aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário