OBRIGADO PELA SUA VISITA VOLTE SEMPRE!!

terça-feira, 6 de julho de 2010

POLÍTICA : Mossoró: Vereador Claudionor dos Santos manobra para ser reeleito e termina perdendo presidência da Câmara Municipal para Francisco José Júnior


Como dizia o presidente Tancredo Neves: "Esperteza, quando é muita, come o dono".

Parece que a sapiência mineira se encaixa perfeitamente no presidente da Câmara de Mossoró, Claudionor dos Santos (PDT).



Na última sexta-feira 02/07/10, pela manhã, uma chapa encabeçada pelo vereador, também governista, Francisco José Júnior, foi eleito para compor a futura Mesa Diretora da Casa, biênio 2011/2012. Obteve oito votos a favor, nenhum contra ou abstenção.


A sessão foi aberta pouco além das 9h e imediatamente fechada pelo próprio presidente Claudionor. Ele tinha articulado a sessão extraordinária para consagrar sua reeleição, mas viu que a estratégia tinha "furado".

Vendo-se perdido, o presidente tentou produzir outro fato a obstacular o avanço da chapa alternativa que se formou à sua pretensão. Justificou que não havia qualquer chapa escrita, daí a decisão de encerrar a sessão.

Ele contou com apoio de Chico da Prefeitura (DEM) e Cláudia Regina (DEM), que se retiraram do plenário em seguida, ao lado também de Niná Rebouças (DEM).

Entretanto, Francisco José Júnior(PMN) reabriu a sessão e formalizou todo o ritual da eleição.

Francisco José atestou que, ao contrário do informado por Claudionor, havia registro de sua chapa em cartório, atendendo à exigência regimental de ser apresentada até uma hora antes da eleição. A eleição estava definida, em edital de convocação, para as 9h da sexta - feira  
02/07/2010.

Às 7h30 um grupo de vereadores que se rebelou contra Claudionor, tinha feito o registro da chapa em cartório. A medida legal foi necessária, porque a sede da câmara estava fechada, impedindo a formalização do procedimento na própria Casa.

Com oito vereadores formando esse bloco, Francisco José terminou sendo eleito.

É certo que a história não está encerrada. Tudo indica que teremos embate judicial em seguida, em face da forma incomum com que a eleição foi realizada.

Ficou assim, a formação da mesa eleita: presidente, Francisco José Júnior; 1º vice, Jório Nogueira (PDT); 2º vice-presidente, Ricardo de Dodoca (PDT); 1º secretário, Lahyrinho Rosado (PSB); 2º secretário, Daniel Gomes (PMDB); 3º secretário, Zé Peixeiro (PMDB) e 4º secretário é Maria das Malhas (PSL).



O suplente no exercício do mandato, Pedro Eugênio (PR), que substitui provisoriamente Genivan Vale (PR), foi o oitavo voto à garantia da reabertura da sessão e da eleição em si.

Não ocorrendo qualquer implicação legal, os eleitos serão empossados no dia 1º de janeiro de 2011.



Blog de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário