OBRIGADO PELA SUA VISITA VOLTE SEMPRE!!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Festa do Bode traz novidades na programação cultural para estimular frequência de público e geração de renda

Publicado no Dia 21/07/2011
Denise Santos

Marcos Lima
 
Cerca de 40 pequenos comerciantes participaram da reunião realizada na manhã de hoje
A Gerência da Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos reuniu hoje pela manhã, no Centro de Comercialização Armando Buá, os barraqueiros que vão trabalhar na edição deste ano da Festa do Bode. A exposição será realizada pela Prefeitura, em parceria com o Sebrae, e o Governo do Estado, através da Emparn (da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte) além de três associações de criadores de ovinos e caprinos e uma de bovinos. O evento acontece de de 4 a 7 de agosto, e entre as novidades anunciadas pelo gerente Rondinell Carlos, os shows que embalarão as noites da Feira do Bode, será o estilo brega.

A novidade agradou a maioria dos 40 barraqueiros presentes na reunião. Para Zelita Veríssimo Torres, que vai participar pela primeira vez do evento, a ideia foi boa. " A gente gosta de forró, mas assim vai ser diferente, principalmente depois do Cidade Junina," opinou. A expectativa dela é de recuperar o investimento feito no evento junino, onde só deu para empatar o que foi gasto com o carrinho de lanches e bebidas. "Espero que na Festa do Bode a gente tenha algum lucro," concluiu. Já a barraqueira Lindoilna de Oliveira Alves, especializada neste tipo de evento, acredita que os negócios vão ser bons. "Com uma mudança na temática musical, acredito que vá atrair um publico mais maduro, e que tem mais dinheiro," disse a micro empresária que administra três barracas, e atua em todos os eventos do interior do estado. "Participo da Festa do Bode desde o início, e sempre foi bom. Acho que é capaz de ficar melhor ainda".

De acordo com o gerente Rondinelli Carlos, a estimativa para é que cerca de 150 barraqueiros trabalhem na décima-terceira Festa do Bode. "A mudança do estilo musical foi uma determinação da Prefeita Fafá Rosado, e assim esta festa será a 1ª Brega Bode, e que passará a pautar as demais feiras no futuro," disse. Rondinelli destacou que este será o clima no espaço externo. "Já no espaço interno, onde ficará também a Praça da Alimentação, teremos as tradicionais apresentações de repentistas, emboladores de coco, declamadores, e o forro pé serra. A ideia é manter na Feira do Bode a atmosfera cultural da roça e do campo".

Na Praça da Alimentação funcionarão 5 restaurantes a partir do horário do almoço até a meia noite. Já o espaço externo funcionará a partir das 23horas. Rondinelli adiantou que alguns dos cantores bregas já foram confirmados. "Por enquanto teremos as apresentações de Borba de Paula, Zezo, Fernando Mendes. Os nomes foram sugeridos pelo Twitter, onde fizemos uma pesquisa."
A feira de animais trará para Mossoró criadores do Rio Grande do Norte e de outros estados. Já está confirmada a presença de criados de Pernambuco, Paraíba e Ceará.

O gerente da Agricultura, Rondinell Carlos, afirmou que a expectativa é que a geração de negócios supere R$ 2 milhões. "Esperamos que sejam gerados cerca de R$ 2 milhões e meio em vendas. No ano passado, por exemplo, todos os animais que subiram para o leilão foram vendidos," disse. Rondinelli revelou que todos os leiloeiros estão se mobilizando para mobilizar o maior numero possível de animais. "A Feira do Bode é um evento consolidado do cenário estadual," concluiu.

Emparn ganha prêmios na Exposição Nordestina da Raça Pardo-Suíça

O rebanho bovino da raça Pardo-Suíça da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), mais uma vez, foi vitorioso em uma exposição da raça no Nordeste. Agora foi na Expo Crato 2011, realizada de 10 a 17 de junho, naquela cidade do Ceará.

No julgamento conduzido pelo juiz italiano Giovanni Carollo, com a participação de 67 animais de oito selecionadores, a Emparn conquistou o título de "Melhor Expositor", recebendo muitos elogios pela qualidade do rebanho, criado na Estação Experimental de Cruzeta, na Região Seridó.

Além do título de Campeão em seis categorias e de Reservado Campeão em quatro, o grande destaque entre as matrizes da Expo Crato 2011, também é da Emparn.
A vaca Emparn Ternura Primetime foi a Campeã Vaca Sênior, Melhor Úbere, entre todas as vacas e, ainda, Reservada Grande Campeã. O Rio Grande do Norte também trouxe o título de "Melhor Criador", para o rebanho do selecionador Ulisses Ribeiro Filho.

http://www.correiodatarde.com.br/editorias/correio_mossoro-64112

Nenhum comentário:

Postar um comentário