OBRIGADO PELA SUA VISITA VOLTE SEMPRE!!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Programa debate por que consumidores brasileiros pagam mais





O consumidor brasileiro paga mais caro do que consumidores da Europa, Estados Unidos e até dos vizinhos do Mercosul. Enquanto a indústria reclama do “Custo Brasil”, como é conhecido o volume da carga tributária brasileira, pesquisas revelam a existência do “Lucro Brasil”, ou seja, as empresas faturam mais aqui do que em outros países, graças à falta de concorrência e de consumidores mais exigentes. O levantamento revelou que o Gol Imotion com airbag e freios ABS custa no Chile R$29 mil, mas no Brasil o mesmo carro é vendido a R$46 mil; já o Hyundai ix35 é vendido na Argentina com o nome de Novo Tucson 2011 por R$ 56 mil, enquanto o consumidor brasileiro paga R$ 88 mil pelo mesmo veículo. O “Lucro Brasil” não para aí, o BigMac custa R$ 14 por aqui , enquanto nos Estados Unidos vale U$ 3,6, isto é, aproximadamente R$ 8. Isso sem falar dos produtos de beleza ou da moda, como calças jeans de marcas conhecidas e bolsas francesas. A indústria põe a culpa nos encargos sociais e na carga tributária, mas mesmo tirando os impostos, os produtos são mais caros para os brasileiros. Por quê? O consumidor não exige qualidade e preços bons? A culpa é mesmo dos impostos ou falta um política mais severa em defesa do consumidor?

Essas questões serão debatidas no Participação Popular desta semana.
Mande sua pergunta pelo 0800- 619619, pelo e-mail participacaopopular@camara.gov.br ou pelo twitter www.twitter.com/participacaopop .

Nenhum comentário:

Postar um comentário