OBRIGADO PELA SUA VISITA VOLTE SEMPRE!!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Erupção de vulcão na Islândia provoca retirada de centenas de pessoas




Pessoas observam a erupção de vulcão ao sul da Islândia chamado Eyjafjallajockull


Pessoas observam a erupção de vulcão ao sul da Islândia chamado Eyjafjallajockull



Foto: Vilhem Gunnersson/EFE


REYKJAVIK - Autoridades retiraram aproximadamente 450 pessoas numa área de 160 quilômetros a sudeste de Reykjavik, após a erupção de um vulcão junto a uma geleira no Sul da Islândia. Não há relatos de danos ou feridos. A medida foi tomada por precaução, disse Vidir Reynisson, gerente do Departamento de Proteção Civil da Islândia.

Foi declarado Estado de Emergência em comunidades próximas à geleira de 259 quilômetros quadrados, e três centros da Cruz Vermelha estão de prontidão para atender a população retirada no vilarejo de Hella. A erupção ocorreu por volta das 23h30m de sábado, próximo à geleira Eyjafjallajokull, a quinta maior da Islândia. Autoridades inicialmente disseram que a erupção aconteceu sob a geleira, provocando o temor de uma enchente causada pelo derretimento da geleira, mas cientistas que fizeram uma avaliação aérea durante o dia localizaram o acidente e descartaram a hipótese.
"É uma pequena erupção. Mas uma ocorrência como essa, perto da geleira, pode ser perigosa devido às possibilidades de enchente se a fissura se formar sob a geleira. Foi por isso que demos início ao plano de resposta a desastres", disse Agust Gunnar Gylfason, analista de risco no do Departamento de Proteção Civil da Islândia.
Vulcão entra em erupção  na Islândia


O brilho provocado pelo vulcão em erupção é visto à distância



Os cientistas avistaram derramamento de lava na fissura de cerca de um quilômetro, enquanto as autoridades monitoram a atividade do vulcão, que entrou em erupção no sábado semanas após uma série de pequenos tremores:
"Esta foi uma ocorrência pequena e pacífica, mas estamos preocupados que possa provocar uma erupção no vulcão Katla, que fica próximo, o que poderia causar danos mais severos", disse Pall Einarsson, geofísico do Instituto de Terra e Ciência da Universidade da Islândia.

Voos canceladosA Administração Aviação Civil da Islândia isolou a área de entorno do vulcão. Três voos da Icelandair que partiram dos Estados Unidos - de Seattle, Boston e Orlando, na Flórida - para o Aeroporto Keflavik em Reykjavik retornaram a Boston, deixando cerca de 500 pessoas esperando, segundo informações a companhia aérea. Voos de Estocolmo, Londres, Amsterdã e Frankfurt foram atrasados. Um voo para Oslo foi cancelado. A companhia aérea espera novos atrasos durante o dia.
Todos os voos domésticos foram cancelados.

Uma ilha vulcânica no Atlântico Norte, a Islândia é um deserto ártico com montanhas, geleiras, e vulcões, com áreas agrícolas nas terras baixas, próximas à costa. A última vez que o vulcão entrou em erupção foi na década de 1820.

Nenhum comentário:

Postar um comentário